Comissão da Mulher Advogada promove debate com presidente nacional de defesa das prerrogativas

O presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, Jarbas Vasconcelos, participou na noite de quarta-feira (22) do debate “Discriminação de Gênero e Violação de Prerrogativas no Exercício Profissional”, promovido na OAB Paraná pela Comissão da Mulher Advogada (CMA), presidida por Luciana Sbrissia Bega, e pela Comissão da Defesa das Prerrogativas Profissionais, presidida por Priscilla Placha Sá, como parte da programação preparada para o mês de março.

“Vivemos uma onda avassaladora de desrespeito às prerrogativas, com autoridades contestando e confrontando abertamente a Constituição”, disse Vasconcelos, enfatizando que a Ordem não pode deixar de reagir. “Somos peregrinos desses tempos difíceis. Temos cruzado o Brasil em caravanas, fazendo desagravos. A OAB está indo a todos os quadrantes do país nesta missão”, afirmou.

Vasconcelos elogiou o sistema de defesa de prerrogativas da OAB Paraná, destacando que ele é um paradigma para todas as seccionais. Tenho no Paraná uma referência”, disse.

Luciana Sbrissia, abriu o encontro explicando que a motivação para a escolha do tema decorre do trabalho intenso de defesa das prerrogativas realizado pela seccional. Luciana lembrou que muitas das violações decorrem de um processo cultural e afetam especialmente o universo feminino.

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, falou da presença numerosa de mulheres na direção da OAB, da Caixa de Assistência e nas comissões, e destacou o empenho dos profissionais que atuam na defesa das prerrogativas profissionais. “Feliz é a instituição que tem colegas que saem do conforto de seus lares, de seus escritórios, de madrugada e nos finais de semana, para defender outro colega no exercício da advocacia”, comentou Noronha, manifestando o seu orgulho de contar com esses “corajosos profissionais”.

Noronha também elogiou o trabalho da comissão nacional, que tem Vasconcelos como presidente e o Cássio Telles, conselheiro federal paranaense, como vice. “Nunca a OAB teve um time de defesa de prerrogativas tão bom quanto este formado na gestão do presidente Lamachia”, afirmou. Para o presidente da OAB Paraná, não existe OAB sem defesa de prerrogativas. “Não existe nada mais importante do que os advogados terem essa consciência”, disse.

Também tomaram parte no evento a secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter; o secretário-geral adjunto, Alexandre Quadros; o procurador-geral, Andrey Salmazo Poubel; a presidente da Comissão da Igualdade Racial, Silvana Niemczewski; a vice-presidente da Comissão de Advogados Iniciantes, Viviane Trentini, dentre outros advogados da seccional.