1º Estudo sobre o Perfil Demográfico da Advocacia Brasileira


O “PerfilADV[1] – 1º Estudo sobre o Perfil Demográfico da Advocacia Brasileira”[2], realizada pela OAB em parceria com a FGV, verificou que mais de ¼ dos advogados relataram violação de prerrogativas ou honorários aviltados.

O estudo apontou que cerca 29% dos advogados entrevistados relataram ter enfrentado situações que caracterizam violação de prerrogativas, sendo que apenas 24% reportaram as infrações para OAB. Quando reportadas as infrações, 23% dos advogados dizem ter recebido o apoio da OAB.

O Estudo também aponta que muitas violações de prerrogativas deixam de ser reportadas em razão dos advogados desconhecerem os canais de denúncia.

Desta forma, reforçamos que na OAB/PR as denúncias de violações de prerrogativas profissionais podem ser feitas tanto pelo telefone 0800-6438 906, quanto pelo e-mail prerrogativas@oabpr.org.br.

O propósito do Estudo sobre o Perfil Demográfico da Advocacia Brasileira é destacar que as respostas servirão para a criação e manutenção de ações mais efetivas para a advocacia, como por meio de ações de defesa de prerrogativas e honorários.

Fique pode dentro e acompanhe os estudos do PerfilADV diretamente no site https://perfiladv.oab.org.br/#site-header.

A pesquisa está disponível na íntegra no site: https://www.migalhas.com.br/quentes/406656/29-de-advogados-relatam-prerrogativas-violadas-e-honorarios-aviltados.

Autoria: Francielle Scheffer, advogada, Pós-graduada em Processo Civil e Direito Civil, atual Presidente da Associação Voluntariando, membro do Grupo de Estudos em Direitos Humanos da PUC PR, membro Relatora da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais da OAB/PR.


[1] PERFIL ADV – 1º Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira. Disponível em: https://perfiladv.oab.org.br/#site-header. Acessado em 13/05/2024.

[2] Referência: https://www.migalhas.com.br/quentes/406656/29-de-advogados-relatam-prerrogativas-violadas-e-honorarios-aviltados. Acesso em 13/05/2024.

[3] Referência foto: https://perfiladv.oab.org.br/#news