Ato desagrava o advogado Álvaro Skiba Júnior

A OAB Paraná cumpriu ato de desagravo do advogado Álvaro Skiba Júnior, procurador municipal da cidade de Capanema (Sudoeste do Paraná) que foi ameaçado de morte e afastado de suas funções no ano passado por denunciar irregularidades na prefeitura sob a gestão da prefeita Lindamir Maria de Lara Denardim.

“Álvaro Skiba Júnior fica aqui desagravado e a ex-prefeita recebe nosso repúdio. Estamos cumprindo aqui na Conferência Estadual, grande evento da advocacia, o desagravo deferido pelo Conselho Pleno da seccional, em razão do caráter relevante, para que todos saibam que qualquer advogado que tiver sua prerrogativa violada pode contar conosco”, afirmou o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha. A nota de desagravo foi lida pelo secretário-geral da OAB Paraná e presidente da Câmara de Direitos e prerrogativas da seccional, Alexandre Quadros.

Em seguida, o pai do advogado, convidado pelo presidente Noronha, deu um depoimento emocionado. “Eu cheguei a dizer para ele deixar isso para lá. Eu mesmo já havia sofrido ameaças de morte. Mas eu estava errado. Agora eu entendo o valor da OAB. Apesar do sofrimento, vivo a alegria de saber que meu filho é correto e vive para defender a verdade e a justiça”, afirmou. Ao agradecer ao presidente Noronha por todo apoio ao filho, Skiba pai arrancou risos da plateia ao brincar: “Só falta agora uma moção para que ele me dê um neto”.

Skiba foi reconduzido ao cargo em janeiro deste ano, pelo atual prefeito da cidade, Américo Bellé. Segundo o procurador, os atritos com a ex-prefeita começaram quando ele assumiu o cargo após aprovação em concurso público, há cerca de três anos, e começou a apontar irregularidades na gestão sem que houvesse da prefeitura qualquer atitude para correção. Em maio de 2016, depois que ele e o procurador Romanti Ezer Barbosa protocolaram as denúncias de corrupção no Ministério Público, no Gaeco e no Tribunal de Contas do Estado, começaram as ameaças de morte. Pouco tempo depois, Álvaro foi afastado em “caráter preventivo”.