OAB inaugura Sala do Advogado no Centro de Audiências de Custódia de Curitiba

 A diretoria da OAB Paraná inaugurou nesta quinta-feira (15) a Sala do Advogado no Centro de Audiências de Custódia de Curitiba. O espaço foi equipado com computador, scanner, máquina de xerox, acesso à internet e estações de trabalho, garantindo uma estrutura mais adequada e conforto aos advogados que atuam no local. A sala recebeu o nome do advogado João Fernando Saddock Pereira, cuja trajetória foi marcada pela defesa da justiça e da cidadania.

“Hoje inauguramos a nossa sala de número 209. A instalação da Sala da OAB neste novo complexo judiciário que está saindo do papel era uma reivindicação antiga. É importante que o advogado tenha um espaço para fazer suas petições, procurações e, eventualmente, realizar um atendimento com privacidade”, afirmou o presidente José Augusto Araújo de Noronha, ao agradecer em nome da advocacia o espaço cedido pelo Poder Judiciário. Também estiveram presentes a secretária-geral Marilena Winter e o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros.

O juiz Leonardo Bechara Stancioli, supervisor do Centro de Audiências de Custódia de Curitiba, destacou que a inauguração da Sala da OAB representa a integração das instituições com o objetivo comum “da entrega célere e eficiente da prestação jurisdicional”. “A presença da OAB aqui dentro legitima cada vez mais nosso centro e nos ajuda a fortalecer essa ideia que temos de engrandecer o Estado Democrático de Direito”, afirmou.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Paraná, Alexandre Salomão, enalteceu a iniciativa. “Esta sala de apoio aos advogados é da maior importância, até porque a dinâmica da audiência de custódia é muito rápida. Esta instalação possibilita a juntada de algum documento que esteja faltando, alguma questão que pode solucionar a liberdade de uma pessoa que está sendo levada a juízo. A estrutura é fantástica, com equipamentos que dão total suporte ao advogado que aqui atua”, destacou.

Estiveram presentes na sessão o procurador jurídico da OAB Paraná, Andrey Salmazo Poubel; o vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais, Gustavo Sartor de Oliveira; as advogadas Lucia Beloni e Myrtes Rotoli de Macedo, da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, e Roberto Bona Junior, da Comissão da Advocacia Criminal; os advogados Rosi Dequech e Roberto Aurichilo Junior, da Comissão de Apoio às Vítimas de Crimes; além de representantes do Ministério Público do Paraná e da Defensoria Pública do Paraná.

Homenagem

O advogado João Fernando Saddock Pereira – Saddock, como era conhecido – esteve à frente da Comissão de Vítimas de Crimes e Segurança Pública em diferentes gestões, de 2007 a 2013. Sua atuação na comissão teve início em 2004. O advogado faleceu em 2015, aos 60 anos.  “Quem conheceu o Dr. Saddock sabe o quão cordial e dedicado ele era. Ele tinha um senso de justiça muito grande”, destacou o presidente da OAB Paraná.

O filho de Saddock, João Fernando, agradeceu a homenagem em nome na família, enaltecendo o trabalho e a dedicação do advogado na defesa da justiça e dos interesses da população. “Ele se dedicou de corpo e alma na defesa dos interesses da população e para que todos tivessem um pouco de justiça. É motivo de muita alegria para a nossa família”, disse.