OAB Londrina cobra soluções contra ofensas ao direito de advogados na JT

Londrina - sedeAdvogados militantes na área trabalhista têm enfrentado problemas relacionados a desrespeito às suas prerrogativas e o fato motivou recente reunião na Sala da OAB no Fórum Trabalhista de Londrina. Participaram a vice-presidente da OAB Londrina, Vânia Queiroz, membros da Comissão de Prerrogativas da subseção e seu coordenador, Mário Barbosa; a coordenadora do Núcleo de Direito do Trabalho, Olga Kaiser; e o coordenador do Núcleo Jovem, Flávio Farias.

Segundo Barbosa, foram discutidos problemas e possíveis soluções envolvendo ofensas aos direitos dos advogados ocorridas na área trabalhista. Os cerca de 30 advogados presentes relataram suas queixas e as principais recaíram sobre o tratamento dado por alguns magistrados aos profissionais, principalmente os iniciantes. “Outra reclamação constante entre os advogados é a demora na realização de audiências designadas, eis que são marcadas audiências a cada cinco minutos, o que faz com que se acumulem diversas audiências que acontecem, muitas vezes, com mais de uma hora de atraso”, informa Barbosa.

A vice-presidente da Subseção, Vânia Queiroz, lembrou, durante a reunião, que ocorrerá uma correição na Justiça do Trabalho, e que toda e qualquer reclamação ou ofensa a direito dos advogados deve ser comunicada formalmente à coordenação do Núcleo e Comissão de Prerrogativas para apuração e informação, inclusive para que haja estatística dos fatos para embasar pedido de providências.

O coordenador do Núcleo Jovem da OAB Londrina, Flávio Farias, reiterou a reclamação dos novos advogados quanto ao tratamento dado a eles por alguns juízes trabalhistas.

Também foram registradas reclamações dos advogados em relação à falta de vagas de estacionamento, assunto já amplamente debatido na OAB e que ainda aguarda solução. “A reunião foi muito produtiva no sentido de integrar as comissões e informar aos advogados presentes, membros ou não de alguma comissão, que as prerrogativas dos advogados devem ser respeitadas, em todas as esferas do Poder Judiciário, e que qualquer ofensa aos direitos deve ser informada formalmente para tomada de providências”, disse Mário Barbosa.

Devido aos problemas enfrentados, na última semana a Comissão de Prerrogativas da OAB Londrina se fez presente em audiência, em atendimento a pedido de providências. Clique aqui para ler a matéria completa

Fonte: OAB Londrina