OAB São José dos Pinhais noticia casos de ofensa às prerrogativas em audiências de conciliação

As reclamações de advogados à OAB São José dos Pinhais sobre o desrespeito às prerrogativas profissionais nas audiências da Justiça do Trabalho tem sido recorrente. Em nota divulgada no site, a subseção frisa que as formas de condução das audiências de conciliação por parte de alguns magistrados são marcadas por imposições e pré-julgamentos e situações constrangedoras.

“As audiências da Justiça do Trabalho não podem causar aversão nas partes, o ato de conciliar precisa ser humanizado, demonstrando-se as vantagens do acordo, sempre com respeito e urbanidade, o que é feito por muitos magistrados e é festejado pelos usuários”, defende a subseção.

Ainda na nota, a Comissão de Fiscalização, Ética e Prerrogativas da subseção solicita “mansidão e respeito entre aqueles que fazem a justiça em todas as áreas de atuação, seja de advogados, magistrados, promotores de justiça e servidores”. “Entretanto, caso haja ofensa às prerrogativas, a OAB São José propõe a representação institucional e, para tanto, precisa do registro das reclamações e provas do desrespeito à garantia constitucional do advogado no exercício da profissão”, diz a nota.