83% dos advogados são a favor das Eleições Diretas para o CFOAB, aponta pesquisa

Uma pesquisa lançada pela OAB Paraná sobre Eleições na OAB apontou que 83% dos advogados paranaenses são a favor de eleições diretas para a presidência do Conselho Federal. Do total de 3.163 respondentes, 72,9% defenderam a adoção do voto facultativo e 27% afirmaram ser favoráveis ao voto obrigatório. Para 17% dos advogados que responderam à pesquisa, o atual sistema cumpre sua finalidade.

Por ocasião do Colégio de Presidentes das Seccionais, realizado em Belém, nos dias 25 e 26 de abril, foi deliberado que até o final deste ano será realizado um plebiscito sobre o voto direto federativo. Por este sistema, cada Estado escolhe de forma direta a Diretoria do Conselho Federal. No cômputo final, cada Estado representa um voto, sendo então definida a chapa eleita.

A OAB Paraná defendia que o plebiscito também deveria promover a consulta sobre o voto direto puro (venceria a chapa mais votada no País), porém prevaleceu a posição do plebiscito sobre o voto direto federativo.

A enquete foi aberta no site da Seccional, no dia 5 de março. A OAB Paraná enviará ofício ao Conselho Federal, onde a matéria está tramitando, informando os resultados obtidos.