Debate sobre comunicação e imagem pessoal abre programação do mês da mulher advogada

 Um debate sobre “Comunicação e Imagem – O poder da sua marca pessoal” abriu na noite de quinta-feira (9) a programação da Comissão da Mulher Advogada no mês de março. As palestras foram realizadas pela advogada Fabíola Carlim e pela jornalista Mira Graçano, ambas consultoras de imagem. O assunto chamou a atenção de muitas advogadas, que lotaram a sala do Conselho Pleno da Seccional para ouvir as dicas das especialistas.

Antes do debate, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Luciana Sbrissia Bega, explicou os objetivos da programação, que pretende abarcar vários aspectos da vida profissional das mulheres de carreira jurídica. “Todos os eventos foram pensados com muito carinho, envolvendo todas as comissões, buscando trazer homens e mulheres, pois juntos é que nosso trabalho faz todo o sentido”, disse.

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, acompanhou a abertura e destacou a grande participação feminina nos quadros da Seccional. “Metade da diretoria da Caixa de Assistência é formada por mulheres, pela primeira vez temos uma Comissão de Prerrogativas presidida por uma mulher – a advogada Priscilla Placha, as mulheres são maioria nas comissões, na subseção de Foz do Iguaçu elas também são a maioria entre os inscritos, as advogadas já perfazem 46,5% dos profissionais ativos no estado e esse percentual só tende a crescer, pelo que vemos nas solenidades de compromisso coletivo”, enumerou Noronha. O presidente, porém, lamentou que sejam ainda alarmantes os índices de violência contra a mulher, inclusive no Paraná. Noronha comentou também sobre o que chama de “estelionato educacional”, referindo-se ao número crescente de vagas nos cursos de Direito e a saturação do mercado de trabalho.

As consultoras Fabíola Carlim e Mira Graçano falaram sobre a necessidade de autoconhecimento para uma carreira bem-sucedida. “Autoconhecimento aliado à autoconfiança gera um empoderamento pessoal e, consequentemente, enseja a autorrealização”, afirmou Fabíola Carlim. “Comunicação é uma área fundamental para que tenhamos uma vida bem-sucedida e harmoniosa”, enfatizou Mira Graçano. Escolher as palavras, voltar o olhar mais para o positivo do que para o negativo e se doar mais são três pontos que devem ser considerados na formação da imagem pessoal, segundo Mira Graçano.