Fortalecimento da advocacia foi destacado em debate na OAB Maringá

IMG_5072galeria“Cidadania plena exige advocacia forte”. A afirmação foi feita na noite de terça-feira (22) pelo vice- presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Pacheco Prates Lamachia, em Maringá, por ocasião do evento comemorativo aos 55 anos da OAB Maringá que debateu as prerrogativas profissionais. O auditório da subseção ficou lotado para as palestras de Claudio Lamachia e do vice-presidente da OAB Paraná e presidente da Câmara de Prerrogativas da Seccional, Cássio Telles. Na sua exposição, Telles destacou as diversas estruturas que o sistema OAB disponibiliza aos advogados para auxiliar na defesa das prerrogativas e apresentou o portal de prerrogativas, lançado pela Seccional em agosto deste ano.

Durante os debates os advogados fizeram questionamentos sobre prerrogativas e honorários. O vice-presidente Lamachia informou que há diversas conquistas por vir para a advocacia no âmbito legislativo, como o novo Código de Processo Civil (CPC) que tratará de forma mais clara os honorários de sucumbência e a criação do Simples para a advocacia.

O presidente da OAB Maringá, Aírton Molina reiterou o pedido de intervenção da OAB Paraná contra decisões que tem determinado a expedição de alvarás judiciais mediante a exibição de contrato de honorários e preenchimento de DARF, tema que já esta em discussão no Conselho Pleno da Seccional.

Homenagem
O advogado Caetano Agrário Beltran Cervantes, foi homenageado durante o evento, por ser um dos advogados mais antigos da subseção que completou 55 anos. Com inscrição número 1559, Caetano Cervantes está inscrito nos quadros da advocacia desde 1958.

Também participaram do evento na sede da subseção o conselheiro federal da OAB Paraná, César Moreno; o corregedor-geral da Seccional, Odair Moreschi; o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Maringá, Joel Coimbra; o presidente da Comissão de Advogados em Início de Carreira da subseção, Mablon Fraga e o presidente da OAB Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, entre advogados e conselheiros da subseção.