Juízes do Trabalho se reúnem com representantes da OAB São José dos Pinhais

Na última segunda-feira (6), representantes da OAB se reuniram com Juízes do Fórum Trabalhista de São José dos Pinhais, com a presença do juiz auxiliar da presidência do TRT9, Fernando Hofmann. O presidente da subseção, Jaiderson Rivarola, agradeceu a oportunidade e enalteceu a importância da pauta, ocasião em que foram abordados assuntos como o trabalho da OAB e sua contribuição à melhoria da Justiça; do resultado da pesquisa sobre as prerrogativas nas audiências de conciliação; expedição de alvará somente em nome do reclamante e da atuação dos advogados correspondentes.

Os magistrados reconheceram a iniciativa da Ordem, mas demonstraram preocupação com a manifestação publicada sobre constrangimentos nas audiências de conciliação. Segundo eles, a condução das audiências é feita de forma harmoniosa, mas reconhecem que se há excessos devem ser apurados pela OAB. Em relação à reclamação da expedição da guia de retirada somente em nome do reclamante, não foi possível mudanças porque se trata de entendimento jurisdicional, sem possibilidade de uniformização. Também pelos magistrados houve sugestão para que haja acompanhamento da atuação dos advogados correspondentes e o reconhecimento da proposta da Ordem para realização de cursos de conciliação com a participação dos magistrados.

Para a subseção, as reclamações na pesquisa sobre prerrogativas apontaram a necessidade de conversar com os magistrados, principalmente do tratamento dispensado aos iniciantes. A OAB local espera que a reunião seja uma forma de “virar a página” para que o trabalho do advogado e do magistrado seja pautado pela urbanidade e respeito mútuo. Contudo, em casos de desrespeito às prerrogativas os advogados têm sido orientados a enviarem provas para que a Ordem tome providências de forma institucional, sem a necessidade de exposição daquele que reclamar.

Confira mais informações no site da subseção