Revista da APEP destaca perfil do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná

O  perfil do advogado Alexandre Salomão, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná, é um dos destaques da 39ª edição da revista da Associação dos Procuradores do Estado do Paraná. Confira o que foi publicado:

Alexandre Salomão acaba de completar 13 anos de atuação na advocacia paranaense, inclusive como contratado da APEP na defesa de prerrogativas dos associados. Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Tuiuti do Paraná, optou por seguir a seara do Direito Penal, e hoje é destaque entre os advogados criminalistas do Estado. Defensor de diversas medidas para humanizar o sistema carcerário brasileiro, acumula as funções de presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná, da ABRACRIM-PR – Associação Brasileira de Advogados Criminalistas no Paraná e da APACRIMI – Associação Paranaense de Advogados Criminalistas.

Salomão acompanhou casos que inquietaram a sociedade paranaense. Por exemplo, nos últimos dias de abril de 2015, o advogado foi chamado pelos trabalhadores da educação pública do Paraná para registrar as manifestações ocorridas em frente à Assembleia Legislativa. Sua atuação mereceu um voto de elogio concedido pelo Conselho Pleno da Seccional, na reunião do mês de maio.

Como presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná, Salomão, ao lado dos advogados Nilton Ribeiro, Mário Lúcio Monteiro Filho e Hélio Iderya Júnior, acompanhou, em abril deste ano, os desdobramentos do confronto entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e policiais militares em Quedas do Iguaçu, visando apaziguar os ânimos e facilitar a interlocução entre as partes envolvidas no caso.

E, mais recentemente, Salomão teve atuação exemplar na questão das ocupações das escolas públicas pelos estudantes. Ao lado de integrantes da Comissão da Criança e do Adolescente da Seccional, acompanhou e mediou as negociações e desocupações, de modo a resguardar a integridade física de todos os envolvidos, primando pelo diálogo e soluções pacíficas dos conflitos. O resultado foi muito positivo e todo o processo ocorreu de maneira pacífica, sendo restabelecidas as atividades educacionais no Paraná. Sobre o caso, Salomão enalteceu a acolhida dos alunos em relação à Ordem.

Salomão sempre destacou que os advogados em qualquer área de atuação devem exercer seu ofício com dignidade, independência, observando a ética, os deveres e prerrogativas profissionais. E, acima de tudo, defender a ordem jurídica do Estado Democrático e os direitos humanos.

Extraído da revista da Associação dos Procuradores do Estado do Paraná.