Convênio com o INSS garante prerrogativas da advocacia

 Nesta segunda-feira (13/3), o Conselho Pleno da OAB recebeu o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Leonardo Mello, e o procurador-geral do órgão, Alessandro Stefanutto, para firmar entre as entidades um protocolo de intenções para garantir o cumprimento às prerrogativas da advocacia nas agências do INSS.

O convênio advindo do protocolo de intenções deve se estender a todas as Seccionais da OAB de modo que a presença física do advogado na agência do INSS não seja mais obrigatória, pois os extratos e outros documentos poderão ser solicitados on line.

O presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, destacou a importância do compromisso. “É um ato de suma importância, prontamente acatado pelo INSS, a partir do qual iniciaremos um projeto piloto na OAB-DF, pela proximidade com a agência central do INSS, para reduzir as dificuldades mais variadas que a advocacia tem nas agências. Por este protocolo, o advogado fará um primeiro registro na OAB, recebendo uma senha a partir da qual poderão, via internet, requerer cópias dos processos”, explicou.

Lamachia aproveitou a ocasião para agradecer pelo “trabalho profícuo e dedicação permanente da Comissão Especial de Direito Previdenciário, na pessoa do presidente Chico Couto”.

“Costumo citar em ocasiões como essa um escritor moçambicano chamado Mia Couto: ‘quem vive um labirinto, tem fome de caminhos’. Para que pudéssemos sair do labirinto em que estavam os advogados, os servidores do INSS e os segurados, foi preciso desenhar um mapa a muitas mãos. E num espaço de tempo muito curto, nossa equipe técnica trouxe conforto e segurança a todos esses agentes”, apontou Mello.

O presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Jarbas Vasconcelos, parabenizou as diretorias da Ordem e do INSS. “Solicito, inclusive, que o documento padrão seja disponibilizado à Comissão de Prerrogativas para aliviar esse calo que tanto nos aperta”, pediu.