A OAB Paraná cumpriu desagravo público nesta quinta-feira (2), na sede do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), em favor de Anne Helen de Paula Nishimura. A advogada sofreu constrangimentos no exercício da profissão em 2014 pela atuação da escrivã do 11º Distrito Policial de Curitiba à época. O desagravo foi cumprido nas dependências internas do COPE, onde a escrivã está locada atualmente, na presença dos delegados Rodrigo Brown e Fernando Zanoni.
Na nota de desagravo, lida pelo conselheiro estadual Alexandre Salomão, a Ordem manifesta a solidariedade da classe à advogada ofendida, repele qualquer tentativa de autoridade que implique em tratamento incompatível à dignidade da advocacia, repudia a tentativa das autoridades de humilhar a advogada perante a comunidade jurídica em que atua e perante seus pares, ou exercer abuso de poder para desmoralizá-la perante cliente.
Após a leitura do termo, o delegado chefe Rodrigo Brown, pediu desculpas à advogada Anne Helen, em nome da escrivã, salientando que o respeito deve ser mantido e que não medirá esforços para que fatos como esse não mais ocorram.
Estavam presentes os advogados Andrey Salmazo Poubel, procurador da OAB Paraná, Gustavo Sartor de Oliveira, vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais, Myrtes Rotoli Macedo, Anderson Ferreira, Walmir De Oliveira Lima Teixeira e Thiago Murakami Tavares Cardoso, além de representantes da APACRIMI/ABRACRIM, Ricardo Reimann, Cleonice Santos da Silva, Rossana Regia de Souza Almeida, Rone Marcos Brandalize, Eduardo Henrique Knesebeck, Rogério Nicolau e Leticia Viviane Picao.